segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Contos Zen



Sem Motivo
 
Certo dia, três amigos passeavam e viram um homem no cume de um pequeno monte,sentado. Curiosos sobre o que estaria o homem fazendo, foram até ele, usando a trilha na encosta. Chegando lá, o primeiro disse: "Olá, está esperando um amigo?" "Não..." - respondeu o outro. O segundo homem replicou: "Então está respirando o ar puro!" "Não..." - disse o estranho. O terceiro amigo disse: "Já sei! Você estava passando e resolveu olhar este belo cenário." "Não, na verdade..." - repetiu o homem. Os três amigos então exclamaram ao mesmo tempo, estupefatos: "Mas então, o que faz aqui?!" O homem disse com um suave sorriso: "Apenas ESTOU aqui..."


Não tenho nada
 
 Um jovem monge aproximou-se de Chao-chou muito orgulhoso e eufórico, e disse: "Me desfiz de tudo o que tinha! Minhas mãos estão vazias e vim à vós com o coração sereno!" "Então resta apenas desfazeres-te disso, e chegarás ao Zen." Afirmou o mestre. "Mas," replicou o monge, "não tenho mais nada. Do que mais posso me desfazer?" "Tudo bem," comentou o sábio, "se tu queres manter o Nada que ainda carregas, fica com ele..."

 

Sem comentários:

Enviar um comentário